top of page
Abstract
  • Eng. Edson Junior

Não construa antes de ler esse texto


O sonho de construir sua própria casa é uma aspiração profundamente pessoal e emocional para muitas pessoas, representando não apenas a realização de um objetivo prático, mas, também a concretização de um desejo de estabelecer um espaço único e significativo para si e para seus entes queridos. Construir oferece a oportunidade de criar um ambiente que reflita a personalidade, estilo de vida e necessidades específicas de quem a está construindo, cada decisão é uma expressão de individualidade e visão.


No entanto, o sonho de construir sua própria casa também pode vir acompanhado de desafios e preocupações, como o planejamento financeiro, a obtenção de licenças e autorizações, a contratação de profissionais qualificados, e a gestão do cronograma e dos custos da obra. É um empreendimento que requer planejamento cuidadoso, paciência e dedicação para garantir que tudo seja realizado da melhor forma possível. Assim, as pessoas interessadas em construir acabam cometem um erro bastante frequentemente, não seguir as leis do Município antes de começarem. Esse erro pode trazer muita dor de cabeça no futuro, visto que pode gerar uma notificação ou até mesmo uma multa. Para evitar qualquer problema, preste atenção aos itens abaixo.



Antes de iniciar qualquer etapa da sua obra, você precisará ter seu Projeto Aprovado na Prefeitura. Essa exigência foi criada para garantir o cumprimento do Código de Obras, que todos os imóveis da cidade precisam seguir.


O próximo passo é conseguir a liberação de início da Prefeitura, com a emissão do Alvará de Construção. Esse documento autoriza os trabalhos necessários, por um tempo limitado. Atenção: Sem esse documento sua construção pode ser embargada e multada!



Sempre respeite os limites do terreno


Os dois piores problemas que podem surgir em seu imóvel são invadir e construir em parte do terreno de vizinhos ou no espaço público, como a calçada. Ambas as situações serão muito complicadas de se resolver. Siga exatamente o projeto aprovado e os limites do terreno.



Finalize a construção.


Quando todas as etapas estiverem finalizadas, informe a Prefeitura, que emitirá o Habite-se, documento que autoriza a Habitação do imóvel. Esse documento somente é emitido caso não existam nenhum dos problemas anteriores.


Apesar dos desafios, o processo de construir sua própria casa é recompensador e gratificante, proporcionando uma sensação de conquista e orgulho ao ver o projeto dos seus sonhos se tornar realidade. É uma jornada que envolve trabalho árduo, criatividade e comprometimento, mas, que pode resultar em um lar verdadeiramente único e especial, onde memórias serão criadas e compartilhadas por muitos anos vindouros.


Seguindo todas essas etapas mencionadas no texto, você não terá nenhum problema com sua construção. Se precisar de ajuda em qualquer etapa ou tiver dúvidas, clique no link abaixo para conversarmos.




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page