Após gastar bastante dinheiro e esforço para construir uma casa e vender, a pior coisa que pode acontecer é descobrir que o valor de mercado dela é bem abaixo do que deveria. Para evitar essa situação, antes de iniciar processo de venda, confira se não existe nenhum tipo de irregularidades que afetam o valor. Confira os casos mais comuns:
Verifique se o imóvel possui a Matrícula Imobiliária e se está registrada no nome do proprietário! Outro ponto importante, todos os documentos básicos também precisam estar presentes, como o Habite-se e os projetos aprovados.
Confira se a construção existente é igual aos projetos aprovados. Às vezes imprevistos acontecem durante a execução, ou a falta de manutenção adequada ao longo do tempo, tornando área construída, área permeável, aberturas e janelas diferentes do projeto inicial. Essa diferença precisa ser corrigida, seja adequando a realidade ou o projeto.
Por fim, observe se não existem pendências com a Receita Federal, relativa a impostos incididos sobre a construção e seus trabalhadores (INSS e ISS). Verifique também se não existem multas ou embargos aplicados pela Prefeitura ou órgão de fiscalização e, por fim, questões legais não resolvidas, como pendências judiciais, dívidas de impostos, irregularidades na documentação ou disputas de propriedade.
Basta apenas um desses itens que o valor de mercado do seu imóvel diminui significativamente.
Esses são apenas alguns exemplos gerais, mas, é importante estar ciente de que qualquer problema que afete a segurança, a habitabilidade, ou a percepção de valor do imóvel pode impactar sua valorização no mercado imobiliário.
A posse de um imóvel não apenas fornece um espaço para chamar de lar, mas, também, é um investimento significativo no futuro. Além de oferecer estabilidade e segurança, um imóvel representa uma oportunidade de crescimento patrimonial e financeiro a longo prazo. Como um investimento tangível, um imóvel próprio proporciona a possibilidade de valorização ao longo do tempo, servindo como uma base sólida para sua estabilidade para o futuro. Imóveis também oferecem uma série de benefícios fiscais e oportunidades de diversificação de investimentos, tornando-se uma escolha popular para quem busca construir um portfólio financeiro seguro. Além disso, um imóvel próprio proporciona aos investidores uma maior flexibilidade e controle sobre seu patrimônio, permitindo a personalização e adaptação do espaço de acordo com as necessidades do mercado e as estratégias de investimento individuais.
Para que perder dinheiro?
Podemos resolver qualquer problema com seu imóvel, evitando que este perca valor! Clique no link abaixo para nos enviar uma mensagem e tirar todas as dúvidas.
Comments