Esse é o caso mais comum que existe, a maioria das construções do Brasil são feitas assim e, o motivo, é sempre financeiro, visto que, nesse caso, é necessário contratar apenas um profissional.
Entretanto, essa prática é ilegal. As regulamentações municipais não permitem que novas edificações sejam construídas sem a participação de profissionais especialistas da Construção Civil, como Engenheiros e Arquitetos. Essa medida não é somente burocrática ou punitiva, uma vez que pode resultar em multas, mas, possui a função de garantir que todas as edificações feitas na cidade estejam de acordo com o Código de Obras Municipal, visto que os engenheiros civis têm o conhecimento técnico necessário para garantir que o projeto e a construção da residência respeite as regras de bairros comerciais e residenciais. Essa medida ainda aumenta a segurança e a qualidade das edificações, pois, torna obrigatória a participação dos profissionais da construção civil, que terão responsabilidade sobre seus projetos.
Sem a supervisão de um engenheiro durante o processo de construção, há um risco aumentado de falhas estruturais, como desabamentos, rachaduras nas paredes e colapsos parciais ou totais da edificação. Um engenheiro civil é responsável por garantir que a estrutura da residência seja projetada de forma segura e resistente às cargas e condições ambientais a que estará exposta ao longo do tempo. Outro fator fundamental é a eficiência no uso de materiais, recursos, custos, e sustentabilidade. Sem a experiência de um engenheiro, há um risco maior de desperdícios durante a construção, o que pode resultar em custos mais altos e impactos ambientais negativos.
Construções realizadas sem a devida supervisão técnica tendem a apresentar uma qualidade inferior e uma vida útil mais curta. Isso pode levar a uma desvalorização do imóvel no mercado imobiliário, pois os compradores estão cada vez mais atentos à qualidade e segurança das construções.
Assim sendo, ao construir somente com o pedreiro, sua edificação não possui os projetos necessários e a autorização da prefeitura para existir, ou seja, é uma edificação clandestina. Nesse caso, é necessário contratar um Engenheiro Civil para que este faça a Regularização do seu Imóvel, que constituirá em criar os projetos não existentes para serem protocolados junto a Prefeitura e o Cartório de Imóveis, e providenciar as devidas autorizações, como Aprovação de Projeto e Habite-se.
Esse procedimento não pode ser feito por outro tipo de profissional ou pelo proprietário do imóvel, uma vez que a Prefeitura exige a autorização do Conselho Regional de Engenharia para ser aprovado.
Em resumo, construir uma residência sem a contratação de um engenheiro civil representa um grande risco, tanto em termos de segurança estrutural quanto de conformidade com normas e regulamentos. A contratação de um profissional qualificado é fundamental para garantir a qualidade, segurança e legalidade da construção, além de minimizar custos e evitar problemas futuros.
Nós da Vimieiro Engenharia podemos te ajudar a conseguir qualquer documentação, fornecendo sempre o serviço de maior qualidade. Caso possua alguma dúvida ou deseja uma estimativa de custos, sem compromissos, clique no link abaixo.
Comments