top of page
Abstract
  • Eng. Edson Junior

Quero vender minha casa, como saber se existe alguma irregularidade?

Muitos não sabem, mas, existem diversos problemas que vão causar dor de cabeça para você no momento de venda de seu imóvel. Alguns problemas tornam financiamentos impossíveis, outros diminuem o valor de mercado do seu imóvel.


O motivo é que esses imóveis precisam estar 100% regulares para poderem ser vendidos e atualmente, milhões de imóveis no Brasil não são.



A primeira coisa a se verificar é a documentação. Todas as construções necessitam da Matrícula do Imóvel. Essa é o documento que comprova a posse do Imóvel e do Terreno. Outros dos documentos necessários são o Habite-se e a Aprovação dos projetos.


A próxima etapa é verificar se foi realizada alguma alteração no Imóvel após sua conclusão, qualquer reforma, demolição ou ampliação precisa ser registrada na Matrícula do Imóvel. Sem esse procedimento, a situação da construção será considerada irregular. Um imóvel regularizado oferece segurança jurídica, garantindo que todas as questões legais estejam em conformidade com a legislação vigente. Isso significa que a propriedade possui todos os documentos necessários, como escritura, registro no Cartório de Registro de Imóveis e alvarás de construção,


Em último caso, verificar a existência de multas aplicadas no Imóvel. A prefeitura fiscaliza periodicamente todas as construções da cidade, portanto, caso existam irregularidades, são aplicadas multas ou embargos. Todas as edificação estão sujeitas a esse risco, até mesmo aquelas que já estão finalizadas. As multas precisarão ser pagas e o problema que originou a multa precisará ser resolvido.


A ausência de problemas também trás um maior valor de mercado ao imóvel, sendo mais atrativo para potenciais compradores e facilitando processos como financiamento bancário e transferência de propriedade. Portanto, a regularização não apenas garante a tranquilidade e segurança do proprietário, mas, também valoriza o imóvel e facilita sua negociação no mercado imobiliário.


Caso você encontre problemas dentre um dos itens citados acima, será necessário contatar um Engenheiro Civil para que este providencie os procedimentos exigidos para solucionar as pendências e, nós da Vimieiro Engenharia podemos te ajudar com cada uma das situações, fornecendo sempre o serviço de maior qualidade e profissionalismo. Caso possua alguma dúvida ou deseja uma estimativa de custos, sem compromissos, clique no link abaixo.




0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page