top of page
Abstract
  • Eng. Edson Junior

Quero construir minha casa, como começar?

O sonho da casa própria é um processo complexo e cheio de etapas, que facilmente podem se tornar um pesadelo financeiro se for feito da maneira errada. Felizmente, se acompanhado por um profissional responsável, as dores de cabeça se reduzem a praticamente zero.

Abaixo você encontrará todas as etapas necessárias para construir sua edificação, na ordem correta e descrevendo todos os profissionais que trabalharão em conjunto.

Após todos os passos burocráticos de aquisição do terreno e definição do orçamento a disposição para a construção, o primeiro passo será o Projeto Arquitetônico.


n.º 1 - Projeto Arquitetônico


Esse sempre será o primeiro passo, pois nessa etapa é definido todos os detalhes criativos da construção e, basicamente não existem limitações. Assim, fale com um Arquiteto e explique todos os seus desejos e planos de como sua residência deverá ser, definindo a quantidade de cômodos e ambientes, garagens, pontos de entradas, janelas e portas, entre outros. Esse projeto servirá de base para todos os outros.




n.º 2 - Projeto estrutural


Finalizado o primeiro projeto, entre em contato com um Engenheiro Civil para a elaboração do Projeto Estrutural. Com ele você terá informações para a execução, tais como a quantidade de aço, volume de concreto, formas de madeira...



n.º 3 - Projeto de Fundação


Enquanto o projeto anterior estiver sendo desenvolvido, você precisará do projeto de fundação. Para isso, deverá solicitar o laudo de sondagem de seu terreno. Essa etapa precisa ser feito simultaneamente com o Projeto Estrutural, pois, não é possível definir a estrutura acima do solo antes de finalizar a estrutura abaixo do solo, porém, não há como desenvolver a estrutura de fundação sem a estrutura superior. Por isso devem ser feitos simultaneamente.

Esse processo é muito importante e frequentemente muitos proprietários e construtores se recusam a fazer, mas, para um projeto econômico, seguro e de qualidade, precisa ser feito. Muitos problemas podem acontecer em caso contrário, veja aqui.




n.º 4 - Projetos Hidrossanitário e Elétrico


Seguinte, é necessário os dois últimos projetos complementares básicos, Hidrossanitário e Elétrico, são feitos por um Engenheiro Civil Hidrossanitarista e um Engenheiro Eletricista. Esses necessitam ser desenvolvidos por último, afinal, necessitam de todas as informações dos outros projetos para serem desenvolvidos e podem ser feitos simultaneamente para economizar tempo.



n.º 5 - Documentação


Por fim, as últimas etapas se referem a documentação da obra, estes podem ser solicitados pelos profissionais já contratados anteriormente. Primeiramente é necessário conseguir a autorização do início das obras e, finalizada a construção, deve-se solicitar o documento para permitir o uso e a habitação do novo imóvel. Todas essas documentações podem ser solicitados por qualquer um dos profissionais contratados anteriormente e são obrigatórios, sendo passíveis de multas e uma série de problemas.


Conclusão


Seguindo essas etapas você terá tudo o que precisa para iniciar sua construção sem nenhum tipo de problema no futuro. Nós da Vimieiro Engenharia podemos te ajudar em qualquer uma das etapas e fornecer sempre o serviço de maior qualidade. Caso possua alguma dúvida ou deseja um orçamento sem compromissos, clique no link abaixo.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page